quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Como a informática pode contribuir para o meio ambiente

Atualmente há uma preocupação cada vez maior com os assuntos relacionados ao meio ambiente e a informática é responsável diretamente por dois grandes problemas desse contexto, que são: a poluição com os descartes de materiais inutilizados, como por exemplo, placas, memórias, fontes de alimentação, gabinetes, etc. e o consumo de recursos naturais, como a energia elétrica e o papel que é utilizado nas impressoras.
O consumo de papel é um assunto que merece atenção especial pelo fato da sua produção ser uma das atividades realizadas pelo homem, mais nocivas à natureza. Durante esse processo, são utilizados produtos químicos altamente tóxicos e nocivos para a separação das fibras e branqueamento da celulose.
A necessidade de reduzir essa agressão ambiental sugere o uso consciente e responsável do papel.
Algumas soluções para isso podem ser obtidas através do uso de softwares que controlem a quantidade de impressões permitidas para cada usuário, emitindo relatórios ao responsável sobre o consumo. Outra forma eficiente também seria instalar programas que reeduquem as pessoas, exibindo mensagens na tela para confirmação da real necessidade em imprimir aquele papel ou avisos, como por exemplo, para que sejam utilizados os dois lados da folha. Há a possibilidade de padronizar o tipo e o tamanho da fonte utilizada, evitando que o usuário imprima algo com uma fonte inadequada e utilize mais papel do que o necessário.
Mas, o processo de maior importância, que deve ser entendido com fundamental, é o uso de meios digitais para distribuir e acessar informações. Com a facilidade de acesso aos computadores e à internet esse projeto se torna cada vez mais viável. Por exemplo, jornais e revistas eletrônicas que estão cada vez mais presentes e podem ser acessados a qualquer momento pela internet. O mesmo ocorre com livros, documentos etc. Até mesmo nas empresas, onde é disponibilizada uma intranet para os funcionários terem acesso aos documentos e memorandos que antes precisavam ser impressos e distribuídos. A substituição de todos os formulários em papel por planilhas de software e todo o arquivo por bancos de dados digitais.
Logicamente que essas medidas não são suficientes para conter os danos causados ao meio ambiente, mas é um grande passo para conscientizar as pessoas sobre o problema. Hoje poupamos o uso de papel, amanhã estaremos combatendo a emissão de gás carbônico.

Nenhum comentário:

Feeds - Informática